fbpx
Ficou alguma dúvida em relação aos nossos cursos?  |
(62) 3432-4510  |
contato@institutolatene.com.br
Portal do Aluno
Chame no WhatsApp
  |  Siga-nos

Tricologia: conheça mais sobre a especialidade e capacitação

  /  Carreira em estética   /  Tricologia: conheça mais sobre a especialidade e capacitação
Curso de tricologia em Goiânia

Tricologia: conheça mais sobre a especialidade e capacitação

Tricologia é o estudo de tudo que se relaciona ao couro cabeludo, cabelo e pelos. A prática, usada por profissionais da saúde e estética, trabalha para encontrar soluções para problemas como caspa, quebra e queda, calvície, infecções, fungos etc.

 A tricologia tem atraído profissionais biomédicos, cosmetólogos, esteticistas, médicos, farmacêuticos e outros profissionais da saúde que têm interesse em encontrar e usar tratamentos eficazes para tratar as diversas condições e problemas relacionados ao cabelo, pelos e couro cabeludo.

Por isso, o profissional com especialização em tricologia está sempre em busca de inovações para orientar os tratamentos e ajudar seus pacientes a mudarem alguns hábitos que prejudicam a saúde capilar, como estresse, ansiedade, má alimentação, dentre outros.

A princípio, nem sempre é preciso um tratamento invasivo. Os tratamentos são também voltados a indicações que norteiem e disciplinem os clientes, para que os tratamentos surtam os resultados esperados. Entretanto, quem  vai diagnosticar e definir os tratamentos é o profissional em tricologia. 

Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo!

Tricologia nas clínicas de estética: os tratamentos realizados

As clínicas de estética têm se destacado com a oferta de tratamentos de recuperação de fios e a saúde do couro cabeludo. Dentre essas técnicas destacam-se algumas como: desobstrução folicular e fotobiomodulação com laser, dentre vários outros.

É importante salientar que o cuidado com os cabelos é bem mais que estético, pois a queda de cabelo, por exemplo, pode indicar a manifestação de algum tipo de doença, como anemia, alterações de tireoide e outras.

Dessa forma, soluções para queda de cabelo e calvície estão entre os problemas mais recorrentes dos pacientes que procuram especialistas em tricologia. Para isso, o profissional investiga para identificar a causa, por meio da anamnese, exame físico e complementares, dessa forma consegue chegar ao diagnóstico e apontar o melhor tratamento.

Mas não é somente queda e calvície que a tricologia ajuda a tratar. Seus procedimentos também são voltados a problemas como caspa, seborreia, oleosidade, ressecamento, dermatite, psoríase e qualquer outro problema que possa ocorrer no cabelo ou no couro cabeludo.

O uso do laser e LED na tricologia

Uma das técnicas utilizadas na tricologia é o tratamento a laser. Essa aplicação promove a bioestimulação das células, induzindo a alterações bioquímicas nas mesmas. Isso faz que elas consigam produzir novos fios. 

Por outro lado, o LED faz a fotobioestimulação: a luz atinge as células e estimula seu metabolismo. Entre suas principais vantagens estão a aceleração da divisão celular e do crescimento epitelial.

Como se especializar em tricologia

Se o tema lhe interessa e se você quer se capacitar e aprimorar seus conhecimentos sobre tricologia, deve procurar treinamentos e cursos direcionados a essa área. 

Para atender a essa demanda, o Instituto La Téne está oferecendo o curso Master em Tricologia. Com aulas práticas e teóricas, você aprende tópicos como:

  • anatomia e fisiologia dos cabelos e do couro cabeludo;
  • anatomia e fisiologia do couro cabeludo e cabelos;
  • fisiopatologia das principais tricoses;
  • como receber o paciente e realizar uma avaliação objetiva e de confiança;
  • avaliação pela técnica de vídeo tricoscopia com luz polarizada; 
  • prescrição eficientes para tratar o couro cabeludo, bulbo e haste capilar;
  • associação entre procedimentos de alta;
  • performance para o consultório;
  • intradermoterapia de resultados: como personalizar os tratamentos;
  • microagulhamento capilar com drug delivery;
  • fotobiomodulação com laser e led.

Para mais informações, basta entrar em contato com os profissionais do Instituto. Aproveite e conheça os demais cursos oferecidos.

Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seu comentário!

Até o próximo!

Deixe seu comentário